Cuide bem dos seus livros!
- Gabs Marques
- 3 de ago. de 2020
- 3 min de leitura
Oito dicas para seus livros estarem sempre intactos

Oi gente! Esse é meu primeiro post e, como não poderia deixar de ser, resolvi falar deles, os livros!
Juntei algumas dicas que fui aprendendo ao longo do tempo e que espero que possam ajudar vocês também no cuidado com seus xodós de estante!
1. Evite a luz direta Uma coisa que aprendi com a bibliotecária do meu ensino fundamental é que a luz solar diretamente no livro faz um mal danado, podendo entortar a lombada e até estufar o livro (já aconteceu com alguns meus). Então, o recomendável é que você o guarde num local com luz indireta, bem protegido, para não danificá-lo.
2. Mãos limpas sempre Nossas mãos são gordurosas, não adianta. E, quanto mais velho o livro, maior o cuidado necessário para com ele (os muito antigos inclusive são manuseados com luvas, dependendo de quanto tempo tem). Lave bem as mãos e mantenha-as secas ao manusear as obras, pois a gordura e o suor provenientes da palma podem acelerar o processo de decomposição das folhas.
3. Abra um livro com cuidado Hoje em dia a maior parte das obras são impressas, unidas e coladas à capa. Na hora de abrir o livro, o recomendável é deitar a lombada numa superfície plana e, de pouco em pouco, com leve pressão, ir abrindo cada lado do livro até o meio, antes de começar a ler, pelo menos uma vez. Abrir de uma vez, ou virar mais de 180º como revista, pode danificar totalmente essa mesma lombada e, com o tempo, ela pode ceder e soltar.
4. Escolha bem seus marcadores Sim, parece besta, mas evite SOBRETUDO clipes de papel. O metal oxida e enferruja, o que pode tingir a página!
5. Limpe regularmente os livros Para que não junte pó ou então mofo, que são aquelas manchinhas amarelas nas páginas, regularmente, pelo menos de 15 em 15 dias se possível (mas pode fazer uma vez por mês que não tem problema) tire os livros da estante, passe um pano seco em volta, passe as folhas para levantar o pó (sabe quando passamos as páginas correndo do livro? Tipo isso) e limpe o nicho ou estante com um pano úmido, para tirar toda a poeira (não esqueça de deixar a umidade secar antes de organizar os livros novamente, para não correr o risco de umedecer as obras)
6. Evite insetos Traças são uma praga comum. Nesse caso, uma dica ótima que ouvi dizer que funciona é um sachê com cravo e capim santo em volta dos livros. O cheiro afasta e é mais natural que muitos produtos químicos que, com o tempo, podem estragar os materiais. Sem falar da boa e velha: evite comer em cima para não deixar migalhas.
7. Não encape! Usar contact, filme ou derivados impedem que as folhas “respirem” adequadamente, acelerando o processo de deterioração.
8. Não esprema!
Por último, não aperte os livros na estante. Eles precisam de um espaço adequado para não acumular umidade, facilitar na retirada para leitura (ao invés de puxar pela parte de cima, o miolo é mais recomendável) e não causar justamente as manchas de mofo ou entortar lombadas. Além disso, coloque-os na vertical preferencialmente, pelo mesmo motivo: menos peso e pressão neles.
E aí, gente? Gostaram das dicas? Tem alguma que vocês usam e que funciona? Por favor me mandem porque é sempre bom conhecer!
Comentarios